Rally

SOCIAL TEAM prepara equipas angolanas (Total&Sonangol) para o Rallye des Gazellas em Marrocos.

Campeões nacionais do CARR 2013 dão formação à delegação angolana que participará, em Marrocos, no Rallye das Gazellas. No Buraco, Mussulo, Rómulo Branco e Ricardo Fernandes foram os formadores das equipas femininas da Total, “Zinga”, e da Sonangol, “Mukubal”, que representarão Angola em solo marroquino.

No passado sábado, dia 21 de Fevereiro de 2014, o Social Team voltou a inovar e estreou-se na formação e preparação de pilotos para provas internacionais. A equipa campeã da categoria E2 do CARR 2013 foi a selecionada pela TOTAL EP para dar formação às suas pilotos, tendo em vista a participação no Rallye das Gazellas, em Marrocos.

A equipa “Zinga” (Total), formada pelas angolanas Júlia Pinto e Josefa da Silva, e a equipa “Mukubal” (Sonangol), composta pelas também angolanas, Lídia Contreiras e Danuta Ribeiro receberam a formação por parte dos pilotos do Social Team: Ricardo Fernandes e Rómulo Branco. Ambos os pilotos são muito experientes nas condições que o Rali das Gazelas apresenta, já que Rómulo é o atual vice-campeão mundial de Rali Todo-o-Terreno(TT2), enquanto Ricardo Fernandes foi campeão Angolano na mesma categoria em 2012.

A formação, levada a cabo pelo Social Team, teve lugar no Buraco, na entrada para a ilha do Mussulo, e foi marcada por dois módulos: um prático e outro teórico. O primeiro teve como objectivo preparar mentalmente as pilotos para as adversidades que enfrentarão no Rallye das Gazellas bem como, entre outros, o aperfeiçoamento da leitura de cartas e algumas regras fundamentais para a ‘sobrevivência’ em prova. A segunda metade realizou-se em ambiente ‘real’, com cada equipa a ter direito a um jipe todo-o-terreno preparado pela VIPRANGOLA para colocar em prática os conceitos apreendidos. Através de exercícios práticos que simularam algumas das situações mais complicadas que as pilotos encontrarão em prova,  o Social Team visou dotar as pilotos de todas as ferramentas necessárias para completar com sucesso esta ‘cruzada’ mwangolé por terras magrebinas.

 

Boa preparação decisiva para o sucesso

 

De acordo com as “alunas” da equipa da Total, Júlia Pinto e Josefa da Silva a possibilidade de aprender com dois condutores experientes neste tipo de prova é uma enorme vantagem: «Este tipo de formação é crucial para nós, pois permite que nos preparemos melhor para um desafio muito difícil. Aprendemos a lidar com as situações mais complicadas e isso deixa-nos preparadas para quase tudo. A experiência do Rómulo e do Ricardo é muito importante para nós», afirmou Júlia Pinto.

Por outro lado, Lídia Contreiras da equipa da Sonangol realça a importância das instruções recebidas, defendendo que este pode ser um trunfo muito importante na hora da verdade: «Ter uma ideia mais concreta do tipo de piso que vamos encontrar e do que devemos fazer perante as adversidades pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso».

Na óptica dos pilotos/formadores, as representantes angolanas saem desta formação munidas de todas as ferramentas para realizar uma prova bem sucedida, com a segurança garantida. Ricardo Fernandes destaca a “confiança depositada por parte da TOTAL EP no conteúdo deste programa”, deixando também palavras elogiosas para as pilotos: “com a sua camaradagem e entre-ajuda, é possível fazer uma boa prestação”. Rómulo Branco, que se estreou no papel de formador, alertou para a componente da navegação: “em termos de condução estão bem preparadas, mas devem manter a concentração e cabeça fria para ler bem os mapas, pois isso é fulcral nesta prova. Transmitimos essas noções e, se fizerem o que sabem, terão um desempenho positivo”, concluiu o atual vice-campeão mundial de Todo-o-Terreno em TT2

A 24º edição do Rallye das Gazellas é uma prova exclusivamente feminina e contará com a presença de mais de 169 equipas inscritas, representando nações dos quatro cantos do globo. A competição, que contará com duas equipas angolanas em prova, tem início marcado para o dia 14 de Março, e acabará no dia 29 de Março em Marrocos.

.